Mixplano

Web Design

Três diferenças importantes entre UI e UX

Três diferenças importantes entre UI e UX

Se você é um especialista em design de experiência do usuário (UX), é provável que também conheça algumas habilidades de design de interface do usuário (UI). Na indústria de hoje, tanto UI quanto UX devem trabalhar juntos para garantir um web design eficiente e esteticamente agradável.

Conheça nossos planos de hospedagem:

Se esta é a primeira vez que você ouve falar de UI em um mundo UX ou vice-versa, aqui estão algumas coisas importantes que você precisa saber sobre UX versus UI: UX é para beleza, UI para uso; UX é para conexão, UI é para atingir objetivos; UX é o que acontece depois que a interface do usuário está funcionando perfeitamente. Ambos são aspectos importantes do web design, mas eles precisam um do outro. Depois de entender essas diferenças básicas, você pode entender melhor por que conhecer os dois é tão valioso.

UI para aparência, UX para função

Imagine um site como um edifício. O wireframe ou codificação básica por trás do site forma a estrutura. O UX é a fiação elétrica do sistema, iluminação, encanamento, janelas, sistemas de controle climático e todas as outras comodidades que ajudam a garantir que o edifício funcione com segurança conforme pretendido. A interface do usuário seria as paredes acabadas, pintura, pisos polidos, obras de arte penduradas no saguão, diretório do edifício e outros toques estéticos para tornar o edifício aconchegante, convidativo e fácil de navegar.

De uma perspectiva prática, UI e UX trabalham para fins diferentes, mas com os mesmos objetivos em mente.

Um foco na interface do usuário deve incluir:

  1. Disposição
  2. Design visual
  3. Marca

Enquanto o UX se concentrará em:

  1. Pesquisa do usuário
  2. Pessoas
  3. Histórias de usuários

Um bom design de site exige um casamento entre função e moda. Quando você se concentra na funcionalidade em detrimento da apresentação, pode acabar com um site muito rápido, responsivo, mas sem graça e pouco inspirador. Concentre-se muito na estética e você terá um site bonito que é problemático para o usuário comum navegar; UX desajeitado atrapalha a navegação e a experiência geral de navegar em um site, independentemente de sua aparência.

Se um site parece ótimo, mas tem um desempenho péssimo, esse é um exemplo de boa interface do usuário com UX ruim. É como um Corvette com um silenciador ruim – parece ótimo, mas não funciona como deveria. Se um site é funcional, mas parece horrível, este é um exemplo de bom UX com interface do usuário ruim. Não importa o quanto o motor ronrona, se estiver coberto de ferrugem e primer, ninguém vai querer andar com você. Tanto a UX quanto a interface do usuário são essenciais para criar interações valiosas com os clientes, cultivar a fidelidade à marca e estabelecer credibilidade como líder de mercado.

UI ajuda a navegação no site, UX forja conexões

O design da interface do usuário refere-se a todos os controles de navegação, botões e elementos de design visual de um site. O design UX avalia o fluxo de como um usuário navega pelos elementos do site e visa tornar a experiência o mais intuitiva e agradável possível. Enquanto a interface do usuário se concentra na apresentação dos elementos de navegação e design de um site para cada página individual, o UX é um processo mais amplo que determina como um usuário usará e interagirá com esses elementos no site como um todo.

Um bom design de interface do usuário fornece ao usuário um site fácil de navegar e todas as ferramentas e funções que ele espera para alcançar cada parte do conteúdo do site. Um bom UX requer uma visão mais aprofundada de como o cliente irá interagir com a marca e a consideração de como estabelecer uma conexão mais forte com o cliente. Alguns dos elementos mais críticos do design sólido da interface do usuário incluem :

  1. Análise do cliente: os designers de interface do usuário devem considerar os gostos e preferências de seu público-alvo ao desenvolver os recursos da interface do usuário do site. Por exemplo, uma marca que atende a uma base de mercado profissional mais antiga não gostaria de um site com uma paleta de cores ostensiva ou ferramentas de navegação enigmáticas. Uma marca que atende a um público jovem e moderno com produtos ou serviços voltados para a diversão não deve ter um site estéril. É um pouco como ir a uma festa com decoração “over the hill”. As pessoas sabem que há uma festa, mas não têm certeza se é delas – nem têm certeza se querem que seja.
  2. Desenvolvimento de marca: é essencial para uma empresa ter uma imagem de marca consistente em todos os pontos de contato com clientes em potencial. Os designers de interface do usuário trabalham em estreita colaboração com suas equipes de marketing para garantir uma imagem de marca consistente em todo o site e em todos os canais de marketing para criar credibilidade e confiança com os leads.
  3. Interatividade : os designers de interface do usuário avaliam as microinterações muito de perto. Um exemplo de uma microinteração simples, mas eficaz, é o pequeno toque de cor que ocorre após clicar para curtir um tweet no Twitter. Cada pequena interação que um usuário tem com um site influencia a qualidade da experiência geral. Pequenas animações em resposta a ações concluídas ajudam os usuários a saber que estão interagindo com o site da forma pretendida.

Os designers de UX criam essencialmente os blocos de construção da experiência geral do cliente com a marca, enquanto os designers de UI garantem uma experiência agradável em cada interação, com muita atenção à apresentação, estética e facilidade de uso.

UX estabelece as bases, UI é o toque final

Os designers de UX dependem fortemente de dados. Os designers de UX adotam uma abordagem mais focada em marketing, enquanto os designers de interface do usuário se concentram no design visual. Os especialistas em UX coletam e analisam tendências de dados relevantes para desenvolver experiências de usuário que ressoam com seus consumidores-alvo. Os designers de UX criam wireframes e protótipos de páginas que os designers de interface do usuário usam para criar sites bonitos e facilmente navegáveis.

Os designers de UX geralmente desempenham papéis ativos cruciais no desenvolvimento inicial do site, apoiando-se fortemente nos dados para tomar decisões informadas durante todo o processo de desenvolvimento.

Alguns dos elementos mais importantes do processo de design UX incluem:

  1. Análise da concorrência: as equipes de UX pesquisam seus maiores concorrentes, navegam em seus sites e procuram maneiras de oferecer melhores experiências aos clientes.
  2. Pesquisa de clientes: toda empresa voltada para o cliente precisa desenvolver perfis de seus clientes ideais. Os designers de UX pesquisam tendências de consumo, flutuações de mercado e até tendências de mídia social para antecipar o que os consumidores mais desejam.
  3. Pesquisa e desenvolvimento de produtos/serviços: os designers de UX devem conhecer os produtos e serviços de sua marca de dentro para fora para que possam orientar os visitantes do site sobre o valor real da marca.
  4. Desenvolvimento de conteúdo: as equipes de UX devem considerar o tipo de conteúdo que sua base de usuários espera e trabalhar com a equipe de marketing para criar uma melhor experiência geral do usuário. O tipo de conteúdo que uma marca produz ajuda a informar as melhores estratégias de design de site para a marca, para que o conteúdo tenha o máximo impacto.
  5. Wireframing e prototipagem: pense no design UX como a criação de um storyboard ; o designer de UX prevê a jornada do cliente com uma marca através do site e cria um wireframe sobre o qual os designers de interface do usuário constroem um site final bonito e funcional.

Os designers de interface do usuário começam onde os designers de UX param, mas o UX e a interface do usuário andam de mãos dadas em quase todos os estágios do desenvolvimento do site. Enquanto os designers de UX estabelecem a base para a jornada geral do cliente por meio de um site, a equipe de design de interface do usuário se concentra em páginas individuais, aprimorando-as para uma jornada esteticamente agradável na qual os usuários podem navegar facilmente.

UX e UI devem trabalhar juntos

Os designers de UX e UI passam muito tempo trabalhando e consultando uns aos outros durante o processo de desenvolvimento do site. Às vezes, os designers de interface do usuário descobrem problemas com um wireframe que exigem soluções colaborativas. Alguns designers de UX podem exigir a entrada de um designer de interface do usuário ao estabelecer as bases para a jornada do usuário pelo site, apoiando-se fortemente na pesquisa de clientes de ambas as equipes.

Enquanto os designers de UX consideram todas as interações que um usuário em potencial pode ter com a marca dentro e fora do site, o design da interface do usuário é uma esfera digital que se concentra nas interações e ferramentas de navegação disponíveis para os usuários no site. O UX visa essencialmente desenvolver interações de alta qualidade com os usuários e aprimorá-los em todas as facetas de uma marca, enquanto a UI se esforça para usar um bom design visual para tornar a experiência do usuário o mais agradável e esteticamente agradável possível.

Essas três diferenças principais entre UX e UI ilustram como esses dois processos de design estão intimamente ligados a qualquer projeto de desenvolvimento web. O UX pode vir antes da interface do usuário, mas nenhum é mais importante que o outro e qualquer profissional de desenvolvimento moderno deve ter uma compreensão sólida dos fundamentos do design de UX e UI.

Gostou do conteúdo? Assine nossa newsletter

Temas relacionados