Você descobriu aspectos do seu site que não estão de acordo com os padrões modernos? Você também está reformulando a marca de sua empresa com um novo logotipo e gráficos?
Você deseja relançar seu site para garantir que os elementos de sua marca pareçam coesos. No entanto, relançar um site não é moleza. Seu site inclui elementos de front-end, como as cores da sua marca e a interface do usuário (IU), bem como elementos de back-end, como integrações analíticas e formulários.
Para lançar seu site sem problemas, você precisa de um plano para trazer o que há de útil do seu site antigo para o novo e, ao mesmo tempo, garantir que o novo design funcione bem. Aqui está tudo o que você precisa saber para fazer a transição com sucesso.
1. Componentes de conteúdo e SEO
O conteúdo do seu antigo site é talvez o aspecto mais importante a ser transferido. Primeiro, se ainda não tiver feito isso, você vai querer criar uma planilha de conteúdo (às vezes chamada de biblioteca de conteúdo). Este é o documento que contém todo o conteúdo do site que você publicou.
Em segundo lugar, faça login no Google Analytics (GA) e observe as postagens do seu blog que estão recebendo mais tráfego. É útil salvar todo o seu conteúdo e, definitivamente, aquele que está produzindo tráfego, ou seja, 10 visitantes por mês ou mais. Você pode encontrar suas páginas de melhor desempenho no GA por Aquisição > Todo o tráfego > Origem/meio > Página de destino.
Terceiro, exporte essa lista do GA e copie as URLs para sua planilha de conteúdo. Copie também os números médios de tráfego mensal das URLs,
Quarto, faça login no Google Search Console (GSC) e procure as postagens do seu blog que tenham mais backlinks. Você pode encontrar essas informações no menu GSC acessando Links > Links externos > Mais. Isso o levará a uma lista de links intitulada “Principais páginas vinculadas – externamente”, que você pode exportar e adicionar à sua planilha de conteúdo.
Depois que todo o seu conteúdo estiver listado, inclua uma coluna separada para qualquer um dos URLs que precisam ser alterados. Manter seus URLs curtos é uma das maneiras simples de melhorar rapidamente seu SEO , e o relançamento de um site é o momento perfeito para revisar quais URLs mais precisam disso.
Juntos, esses dados mostram quais são seus conteúdos mais eficazes e populares. Observe quais tópicos de conteúdo seu público deseja, pois você vai querer produzir conteúdo que expanda seu sucesso existente. Este é um dos três estágios do SEO e ajuda você a gerar tráfego mais forte daqui para frente.
Depois que sua lista de conteúdo de melhor desempenho estiver completa, configure redirecionamentos 301 das URLs antigas para as novas. Essa é a única maneira de garantir que o valor de SEO do seu conteúdo antigo seja levado para seu novo site.
2. Componentes técnicos e analíticos
Com seu conteúdo existente a caminho de produzir tráfego e leads para seu site, o próximo passo é configurar capacidades analíticas. Garantir que o GA esteja configurado corretamente oferece tranquilidade e cria uma visão clara de suas métricas daqui para frente.
Primeiro, certifique-se de que o código de rastreamento GA do seu novo site seja adicionado ao seu site. Conseguir isso depende de qual sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) ou plataforma de hospedagem você usa. Consulte o painel do seu serviço de hospedagem para obter instruções sobre como fazer isso.
Em segundo lugar, você desejará filtrar seu próprio endereço IP ou quantos forem aplicáveis. Isso evita que o GA mostre o tráfego proveniente de você ou de sua equipe. Você pode fazer isso obtendo seu endereço IP público, indo em Criar filtro > Excluir > Tráfego dos endereços IP > Que são iguais a, adicionando o seu e clicando em Salvar alterações.
Terceiro, configure suas metas de conversão mais importantes no GA para o novo site. O rastreamento dessas informações no GA mostra não apenas quais são suas páginas mais fáceis de converter, mas também quão eficazes são seus funis.
Você pode iniciar esse processo procurando no menu principal Conversões > Metas > Visão geral. Você pode usar os modelos de meta de conversão do GA ou criar o seu próprio, se se sentir confortável em fazê-lo.
Ser capaz de acessar dados de tráfego e conversão a qualquer momento ajuda você a maximizar sua estratégia de negócios. Se você encontrar quedas inesperadas no tráfego ou conversões menores do que o normal, você pode identificá-las imediatamente e corrigir o curso.
3. Componentes de aparência e navegabilidade
Com os aspectos técnicos do seu novo site implementados, é essencial revisar a aparência do seu site. A navegabilidade do seu site e a aparência voltada para o cliente criarão uma primeira impressão maior do que qualquer outra coisa após o lançamento.
Os componentes de aparência e navegação incluem seu menu principal, barra de pesquisa, facilidade de localização de informações de contato e organização de conteúdo. Vamos dividir cada uma dessas categorias em detalhes:
A) Menu Principal
O menu principal normalmente é o primeiro lugar que os visitantes procuram em seu site, especialmente se eles forem novos no site. Eles procurarão seu blog, página Sobre, informações de contato ou página da loja.
O menu do seu site deve ser grande o suficiente para ser perceptível, mas pequeno o suficiente para ser útil. Procure incluir, no mínimo, as seguintes opções:
- Sobre nós/Sobre mim
- Serviços e/ou Consultoria
- Contate-nos/Fale Conosco
- Produtos/Loja
- Blog
- Lista de e-mail/boletim informativo
Seu menu deve conter todas as informações básicas que seus visitantes precisam sobre sua empresa, sem sobrecarregá-los. As seis páginas acima são suficientes para estimular uma ou mais ações em seus clientes potenciais para que entrem em contato com você ou se envolvam com seu conteúdo.
Você também pode colocar um link para Política de Privacidade, Termos de Serviço e Jurídico/Sala de Imprensa no rodapé ou no(s) menu(s) lateral(is). Às vezes, essas páginas são esquecidas e são críticas no caso improvável de sua empresa enfrentar batalhas legais.
B) Barra de pesquisa
Uma barra de pesquisa é outro aspecto de navegação a ser acertado. Quer seus visitantes sejam clientes existentes ou clientes potenciais, eles precisam de uma maneira de encontrar informações específicas.
A barra de pesquisa do seu site deve ser facilmente localizada e também colocada em diferentes áreas do seu site. É aconselhável adicionar um no canto superior direito ou esquerdo do seu site e também na página inicial do blog e no rodapé do site.
As pessoas estão sempre em busca de informações; você não quer incomodá-los com isso. Teste a funcionalidade de pesquisa do seu próprio site e veja se ela está funcionando conforme o esperado antes do lançamento.
C) Informações de contato
Não é preciso dizer que as informações de contato da sua empresa devem ser fáceis de encontrar. Pesquisas de usabilidade de sites demonstram que a maioria das pessoas procura informações de contato no canto superior direito de um site.
Os usuários devem ver um botão de contato, número de telefone ou endereço de e-mail na página superior direita. O botão deve levá-los a uma página de contato dedicada com todos os seus detalhes de contato e um formulário de contato em tamanho real.
Alguns sites estão mudando para uma opção de contato apenas por chat ao vivo, onde os visitantes do site iniciam uma conversa com um chatbot. O chatbot então responde à pergunta ou direciona o usuário a um humano.
Dito isso, ainda é útil ter uma página de contato dedicada. Você nunca sabe quando um cliente em potencial quer enviar uma consulta mais longa, registrar uma reclamação ou fazer uma pergunta que não pode ser respondida por um bot.
D) Organização de Conteúdo
O componente final da aparência e navegabilidade do seu site é a organização do conteúdo. Na maioria das vezes, isso começa com as postagens do seu blog, que é um dos três principais métodos de marketing de conteúdo usados pela maioria das empresas.
A página inicial do seu blog deve apresentar suas postagens mais recentes, uma lista de categorias, uma barra de pesquisa clara e links relevantes. As páginas individuais do blog devem ser fáceis de clicar e entender. Certifique-se de que a fonte e o espaçamento das páginas estejam bons, que seja fácil encontrar conteúdo em várias categorias e que a pesquisa no site traga várias entradas relevantes.
Se você tem blogado para melhorar seu SEO e isso tem sido eficaz, a maioria dos visitantes acessará uma postagem individual na primeira vez. Assim que terminar a leitura, entretanto, seu site deverá oferecer as próximas etapas intuitivas. Esta pode ser uma seção “Recomendado para você” com postagens de blog relacionadas ou um formulário de inscrição de boletim informativo para receber futuras postagens de blog.
Organizar bem o conteúdo vai além das postagens do blog, é claro. Inclui formulários de inscrição por e-mail, e-books, vídeos e quaisquer outros recursos que você criou. Considere criar uma área de “Recursos” ou “Biblioteca de Conteúdo” em seu site que exiba todo o conteúdo que você criou de forma organizada. Experimente e peça feedback do cliente até que seja fácil encontrar qualquer tipo de conteúdo.
4. Usabilidade e componentes do navegador
Enquanto você está animado para lançar seu novo site, você pode ter olhado para ele em um navegador diferente e descoberto que algo estava errado. Pode ser estressante descobrir que seu site ainda não está perfeito.
É aí que entram os testes de navegador e usabilidade. Olhar para o seu site em diferentes navegadores e em diferentes dispositivos revela todos os problemas que ainda precisam ser resolvidos. Continue lendo para obter dicas sobre como garantir que seu site tenha uma aparência excelente em todos os navegadores.
A) Teste básico de página da Web
O primeiro teste a ser concluído é uma verificação básica de página nos navegadores da Internet. Os quatro principais navegadores são Chrome, Firefox, Safari e Edge, então você definitivamente deseja testá-los. Procure em todo o seu site quaisquer problemas com cabeçalhos, imagens, menus e conteúdo.
Embora o Chrome e o Firefox capturem a maioria dos usuários da Internet, você ainda quer testar em navegadores menores como Opera, Slimjet e Vivaldi. Isso garante que não importa como seu site seja acessado, ele tenha uma aparência imaculada.
Assim que o teste do navegador for concluído, é hora de testar o dispositivo. Baixe quantos navegadores de Internet diferentes você puder para seu smartphone ou tablet e acesse seu site.
Coloque seu site para dispositivos móveis nos mesmos rigores da versão para desktop. Suas imagens, menus, botões e formulários parecem todos iguais? Há algo muito pequeno para clicar? Se você encontrar problemas, tome nota e fale com seu desenvolvedor o mais rápido possível.
B) Teste seus formulários
O segundo teste de usabilidade a ser executado é com seus formulários. Seus visitantes confiam que seus formulários funcionem para entrar em contato com você, agendar uma demonstração, comprar um produto ou solicitar um orçamento.
Use uma conta de e-mail fictícia para preencher cada formulário do seu site antes de iniciá-lo. Se as informações do seu teste não chegarem ao back-end do seu site, você poderá consertar isso rapidamente.
Lembre-se de que ao alterar domínios ou sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMSs), seus formulários antigos podem precisar que suas integrações de API sejam configuradas novamente. API significa interface de programação de aplicativo, que é um termo sofisticado para software que permite que aplicativos de computador de terceiros se comuniquem entre si.
C) Teste seus recursos e uploads de arquivos
O terceiro passo é testar todos os recursos do seu site e uploads de arquivos. A quantidade e o tipo de recursos em qualquer site diferem, mas todos eles precisam funcionar.
Os recursos incluem qualquer funcionalidade especial do seu site, como vídeos, chatbots e animações. Todas essas adições devem funcionar de forma intuitiva e não diminuir a velocidade de carregamento da página ou a experiência dos usuários.
Não é sempre que clientes em potencial ou clientes precisam fazer upload de seus próprios arquivos para o seu site, mas você ainda deve testar o funcionamento dessas partes do seu site. Certifique-se de que, quando os arquivos forem carregados, eles estejam organizados em pastas para que você e seu desenvolvedor web possam encontrá-los a qualquer momento.
D) Verifique a velocidade da sua página
Se há uma característica que deve ser acertada, é a velocidade de carregamento da página. Como líder de mercado de mecanismos de busca, o Google enfatiza a velocidade da página como um fator de classificação essencial para sites de desktop desde 2010 e sites para dispositivos móveis desde 2018.
Você pode usar o Page Speed Insights do Google para verificar a velocidade do seu site, que é uma ferramenta gratuita. Depois de inserir a URL do seu site na ferramenta, você terá uma leitura detalhada da sua velocidade, além dos fatores que podem estar te segurando.
O resultado final
Lançar um novo site é um grande empreendimento. Ele requer a execução bem-sucedida de várias partes móveis, cada uma das quais depende da eficácia da etapa anterior.
Focar nas maiores necessidades do seu site é um ótimo lugar para começar. Aqui está uma recapitulação do que fazer quando você está lançando ou relançando um site:
- Primeiro, trate do conteúdo e dos aspectos de SEO do seu site. Tenha uma lista de todo o conteúdo que você está trazendo do site antigo para o novo e garanta que os redirecionamentos 301 estejam configurados para que você não perca classificações ou tráfego.
- Em segundo lugar, configure todas as partes técnicas e analíticas do seu site. Adicione seu código GA ao site imediatamente e certifique-se de que seu endereço IP seja filtrado.
- Terceiro, revise as partes analíticas e de navegação do seu site. Verifique duas vezes se o seu menu, a busca no site e as postagens do blog estão todos com uma aparência e funcionamento maravilhosos.
- Quarto, execute um navegador e uma verificação de usabilidade. Verifique se o seu site parece tão bom em navegadores menos populares quanto nos principais e se os formulários e uploads de arquivos funcionam sem problemas.
Fonte: Main Street ROI