Milhões de pequenas empresas aproveitaram o poder do SEO nas últimas duas décadas e continuam aumentando. É uma das poucas maneiras confiáveis de gerar tráfego gratuito que permanece estável ao longo de meses e anos.
Assim como qualquer outra habilidade ou estratégia, o SEO vem com uma curva de aprendizado, e isso inclui a canibalização de palavras-chave. Se não for resolvido, esse problema comum de SEO pode prejudicar sua classificação e fazer com que seu tráfego despenque de forma aparentemente inesperada.
Abordamos o que é canibalização de palavras-chave, como ocorre, como resolvê-la e medidas preventivas para o futuro do seu site.
O que é canibalização de palavras-chave?
A canibalização de palavras-chave é o fenômeno de um site ter dois ou mais URLs, postagens de blog ou páginas de produtos direcionadas ou classificadas para as mesmas palavras-chave. Quando isso acontece, os algoritmos dos mecanismos de pesquisa ficam confusos sobre qual página ou postagem classificar para aquela palavra-chave específica.
Como resultado, a(s) classificação(ões) do site para qualquer uma das palavras-chave em questão apresentam desempenho insatisfatório. Esse site pode perder a classificação que tinha nas três primeiras posições para uma palavra-chave alvo, ver ótimos URLs caindo na página um do Google ou cair completamente da página um.
Este é um fenômeno prejudicial cuja resolução pode ser complicada e demorada, especialmente se a canibalização for generalizada. Quanto mais páginas são afetadas pela canibalização de palavras-chave, maior é o risco para a classificação e o tráfego do seu site.
Como você reconhece a canibalização de palavras-chave?
Reconhecer a canibalização de palavras-chave não exige que você seja um especialista em SEO. Você simplesmente precisa saber onde procurar, compreender sua gravidade e ter um plano para corrigi-lo.
Aqui estão as etapas que recomendamos quando você deseja verificar a canibalização de palavras-chave:
1. Use seu painel de SEO
Cada painel de SEO abrangente possui uma ferramenta para verificar a originalidade do conteúdo e problemas de canibalização. Faça login em seu painel, procure uma seção intitulada “Canibalização de palavras-chave” ou algo semelhante e clique nela. Esta ferramenta exibirá se algum URL está passando por canibalização e o que você pode fazer a respeito. Muitos painéis de SEO também fornecem um relatório histórico de classificações para que você possa ver quando páginas conflitantes apareceram e como isso afetou o desempenho de cada página.
2. Execute uma verificação manual
Você viu uma de suas postagens cair na classificação ou ser ultrapassada por outra página? Pesquise o termo alvo da primeira página no Google. Você poderá ver um segundo URL em uma posição superior à do primeiro URL. Crie uma planilha para rastrear essas mudanças negativas para saber o que observar mais de perto.
3. Pesquise periodicamente suas próprias palavras-chave
Veja o desempenho de suas postagens e URLs pesquisando-os manualmente duas a três vezes por ano, no mínimo. Os painéis de SEO nem sempre refletem as mudanças atualizadas, e garantir que você tenha os dados mais precisos é fundamental para o sucesso. O algoritmo do Google também muda com tanta frequência que você não quer presumir que outra plataforma notou todas as atualizações. Assim como na etapa dois, se você vir algo inesperado, anote e trabalhe para encontrar uma solução.
A canibalização de palavras-chave é boa ou ruim?
A canibalização de palavras-chave é ruim para o SEO de qualquer site
Ele evita que as páginas sejam classificadas em todo o seu potencial e desincentiva os rastreadores dos mecanismos de pesquisa de compreender o novo conteúdo e as atualizações de um site.
Quando um site tem mais de uma página ou postagem priorizando as mesmas palavras-chave, isso enfraquece a autoridade e a abrangência do tópico. Milhões de postagens de blog são publicadas todos os dias em todo o mundo, então o Google evoluiu para recompensar conteúdo original e bem organizado com muito mais rapidez.
Felizmente, a canibalização de palavras-chave não é o problema de SEO mais complexo de resolver. Com um roteiro de mudanças necessárias e tempo suficiente, você poderá ver sua classificação melhorar em uma semana ou menos.
Quais são as causas mais comuns de canibalização de palavras-chave?
A canibalização de palavras-chave pode ocorrer devido a vários fatores. Aqui estão os mais comuns:
1. Puro acidente
Na maioria das vezes, a canibalização não ocorre porque alguém foi preguiçoso ou descuidado. Se você e sua equipe produzem muito conteúdo, ou seja, uma postagem de blog por escritor por dia, é provável que aconteça um pouco de canibalização de palavras-chave. Assim que você notar postagens sobrepostas, identifique qual postagem tem melhor desempenho e torne-a a URL correta para o(s) seu(s) termo(s) de destino.
2. Mau planejamento
Outra causa comum de canibalização de palavras-chave é a falta de previsão. Fazer pesquisas de palavras-chave ou criar novo conteúdo sem revisar o conteúdo existente multiplica seus problemas e aumenta exponencialmente a probabilidade de canibalização. Sempre revise o que foi publicado antes de pesquisar ideias para novos conteúdos.
3. Nenhum tempo e esforço dedicados às atualizações de conteúdo
Uma das áreas mais negligenciadas do SEO é atualizar e melhorar regularmente o seu conteúdo. O marketing de conteúdo e o SEO são campos extremamente competitivos e exigem atualizações contínuas em todo o seu inventário de conteúdo. Negligenciar esta tarefa pode fazer com que uma ou mais de suas páginas ultrapassem outras e comprometa a eficiência do seu trabalho de SEO.
Como consertar a canibalização de palavras-chave
A canibalização de palavras-chave deve ser abordada o mais rápido possível para evitar maiores obstáculos aos seus esforços de SEO. Aqui estão as melhores maneiras de resolver isso:
1. Identifique os URLs que estão causando e sofrendo canibalização de palavras-chave
Use seu painel de SEO para exportar todos os URLs canibalizados e adicioná-los à sua planilha. Crie colunas que incluam as palavras-chave alvo para cada página, bem como quais URLs são a única página de cada palavra-chave.
2. Consolide páginas sobrepostas
Ao encontrar URLs com muito conteúdo semelhante, pegue qualquer conteúdo útil da página menos completa e adicione-o à melhor. Isso melhora o conteúdo do URL sem desperdiçar a pesquisa e o tempo que você dedica ao outro URL.
3. Use tags canônicas
As tags canônicas informam aos mecanismos de pesquisa qual variação de uma página ou postagem de blog é a original. Isso é importante se você tiver muitas variações de produtos, milhares de páginas de conteúdo ou qualquer conteúdo que pareça semelhante. As tags canônicas são rastreadas rapidamente por algoritmos e indicam as diferenças entre todos os seus URLs.
4. Varie seus textos âncora
Texto âncora são as palavras selecionadas para hiperlinks de uma URL para outra, sejam links externos ou internos . Aproveitar uma abordagem rica em palavras-chave para texto âncora é ideal, mas não se for a única técnica que você usa. O Google reconhece que a maior parte do conteúdo online ocorre “naturalmente”, o que implica conteúdo e comprimento variados do texto âncora. Se você tiver muitos URLs com os mesmos textos âncora, troque-os sempre que estiver fazendo um sprint de otimização de SEO .
5. Use redirecionamentos 301 quando apropriado
Se você tiver vários URLs desatualizados ou atualizados recentemente, use redirecionamentos 301 para direcionar seus leitores das postagens antigas para as novas. Os algoritmos do mecanismo de pesquisa perceberão que seu conteúdo mudou e em breve redefinirão a(s) sua(s) nova(s) URL(s) para as palavras-chave que você atribuiu a eles.
6. Monitore o conteúdo e as classificações do site
Depois de fazer todos os ajustes de conteúdo necessários para a canibalização atual do seu site, você e/ou sua equipe de marketing devem verificar os URLs relevantes para atualizações de classificação no próximo mês. Isso ajuda você a saber se as correções foram bem-sucedidas e se são necessários ajustes adicionais.
Como prevenir a canibalização de palavras-chave no futuro
Agora que você sabe como lidar com a canibalização de palavras-chave existentes, é fundamental evitar que ela avance. Use estas estratégias para minimizar suas chances de sofrer canibalização como resultado de esforços contínuos de SEO:
1. Use um calendário editorial
Manter seu calendário de conteúdo atualizado e acessível a todos que fazem SEO para sua empresa é fundamental. Um plano de conteúdo claro evita sobreposições de redatores e ajuda a detectar inconsistências com mais rapidez. Também ajuda a planejar o trabalho de otimização e garantir que os redatores não fiquem muito restritos a nenhum tópico.
2. Corrija a canibalização de palavras-chave durante seus sprints técnicos regulares de SEO
Você pode neutralizar a canibalização de palavras-chave antes que ela tenha a chance de causar sérios danos, verificando-as regularmente. Assim que surgir um problema, atribua-o a um dos membros da equipe de tecnologia de SEO. Às vezes, você pode evitar que a canibalização tenha algum efeito se for rápido o suficiente.
3. Mantenha seus esforços de pesquisa de palavras-chave o mais atualizados possível
Quando chegar a hora de produzir novo conteúdo, não procure simplesmente variações de palavras-chave sobre as quais você já escreveu. Procure novos tópicos que ainda sejam relevantes para o seu público, o que reduz ainda mais a possibilidade de qualquer URL ser canibalizado.
O resultado final
A canibalização de palavras-chave é uma questão importante de SEO a ser observada e evitada. Volte às estratégias deste post quando você não lidar com a canibalização há algum tempo.
A comunicação regular da equipe de SEO e um calendário editorial forte e limpo são as melhores estratégias proativas para esse problema de conteúdo totalmente evitável. Mantenha suas tags canônicas e redirecionamentos atualizados para limitar a possibilidade de canibalização de palavras-chave ocorrer despercebida.
Fonte: Main Street ROI