Conteúdo duplicado é quando uma página da web ou parte do conteúdo tem o mesmo (ou substancialmente semelhante) texto de outra página do seu site. Isso é ruim para o seu SEO, pois o Google não conseguirá entender qual versão daquele conteúdo é a original ou a mais relevante para um usuário que o busca.
Leia também:
O conteúdo duplicado também afeta negativamente a marca da sua empresa e a percepção do seu público sobre o conhecimento que você e seus funcionários têm. Se você tiver conteúdo duplicado em seu site, deve se esforçar para corrigi-lo imediatamente. Continue lendo para saber o que é conteúdo duplicado, como encontrá-lo e o que fazer a respeito.
O que é conteúdo duplicado?
Conteúdo duplicado é quando você tem os mesmos agrupamentos de frases ou parágrafos – ou um conteúdo completamente duplicado – em dois ou mais URLs diferentes em seu site. Se alguém navega em seu site e vê algum conteúdo em uma página e visita seu site posteriormente apenas para encontrar conteúdo semelhante associado a outro URL, isso é um conteúdo duplicado.
Por que o conteúdo duplicado é um problema?
Vou usar um exemplo com o qual tenho certeza de que todos podemos nos identificar. Digamos que você acabou de ler um livro e quer encontrar um novo para ler. Você envia um e-mail rápido para 10 amigos pedindo sugestões e aguarda ansiosamente suas respostas.
Neste exemplo, o melhor resultado possível é obter 10 títulos de livros diferentes que você possa revisar e decidir qual deles ler. O pior resultado possível seria obter o mesmo título de livro exato de todos os 10 de seus amigos e, ao revisar esse título, decidir que não é para você e você terá que perguntar novamente. Em outras palavras, você deseja obter uma variedade de opções diferentes para maximizar as chances de encontrar um livro que atenda aos seus critérios.
Isso é semelhante à abordagem do Google para sua página de resultados de pesquisa. O Google sabe que se eles fornecerem a seus pesquisadores 10 páginas da Web quase idênticas, isso prejudicará gravemente suas chances de fornecer ao pesquisador as informações que se encaixam em seus critérios. Quão frustrante seria clicar em todas as 10 páginas da web nos resultados da pesquisa apenas para encontrar as mesmas informações?
Para combater esse problema, o algoritmo do Google impede que páginas duplicadas apareçam para as mesmas frases de pesquisa. Isso significa que, se sua página for quase idêntica a outra página da Web on-line (seja em seu site ou em outro site), apenas uma dessas páginas será classificada no Google .
Conteúdo duplicado pode prejudicar seu SEO
O Google desaprova abertamente o conteúdo duplicado; é algo que todo SEO conhece e, geralmente, alguns meses depois de fazer SEO. Anos atrás, os profissionais de marketing black hat costumavam publicar toneladas de páginas da web em um único site, na esperança de obter mais tráfego por meio do volume de conteúdo.
Hoje, o Google e outros algoritmos de mecanismos de pesquisa são inteligentes demais para isso. Você não pode publicar o mesmo conteúdo várias vezes e esperar enganar os mecanismos de pesquisa ou os usuários, fazendo-os pensar que seu site é mais autoritário e original do que realmente é.
O Google agora aponta os usuários para os resultados mais relevantes para suas consultas. Ele faz isso com base no contexto de (literalmente) centenas de fatores de classificação que determinam o quão bem-sucedidos são os conteúdos individuais. O Google analisa:
- Data de publicação
- Comprimento e conteúdo do URL
- Integridade tópica da página
- Autoridade de domínio
- Seleção de palavras-chave
- Densidade e posicionamento de palavras-chave
Esses não são os únicos fatores que o Google usa para determinar a classificação de uma página, mas estão entre os fatores mais importantes. Quanto mais original e autoritário for o seu conteúdo dentro desses parâmetros, menos provável é que o seu conteúdo sofra com a percepção de conteúdo duplicado.
O conteúdo duplicado causa confusão para usuários e rastreadores da web.
Como saber se seu site tem conteúdo duplicado
A maneira gratuita de determinar se o seu site tem conteúdo duplicado é analisá-lo página por página e verificar se não há nenhum texto idêntico. Se você vir algumas frases ou séries de palavras aqui e ali que são exatamente as mesmas, não se preocupe com isso. Você também pode pegar trechos de texto e pesquisá-los no Google entre aspas para ver se há outras correspondências.
O Google é inteligente o suficiente para saber que algumas palavras agrupadas em várias páginas não são uma duplicação real. Depois de ver frases ou parágrafos inteiros sendo repetidos, este é o seu sinal claro. (Se você está vendo mais problemas do que conteúdo duplicado, é aconselhável realizar uma auditoria de conteúdo de SEO completa .)
Copyscape é nossa ferramenta preferida para verificar conteúdo duplicado. O Copyscape é pago, mas acessível, e sua pesquisa em “lote” permite que você veja rapidamente se o seu site possui algum conteúdo duplicado. Basta criar uma conta, comprar créditos e, em seguida, colocar seus URLs importantes por meio da ferramenta de análise de lote. O Copyscape mostrará uma lista de sites e URLs com conteúdo duplicado, se houver.
Anote esses sites para que você possa descobrir por que qualquer conteúdo duplicado foi criado em primeiro lugar. Às vezes é um puro acidente; outras vezes, é a prova de que alguém em sua empresa está tentando economizar – e às vezes você descobrirá que outros sites copiaram seu conteúdo.
Depois de identificar todas as ocorrências de conteúdo duplicado, você pode resolvê-las imediatamente. Se você não tiver nenhum conteúdo duplicado em seu site, comemore! Isso significa que você e todos na sua empresa entendem o valor das melhores práticas de marketing de conteúdo.
As causas do conteúdo duplicado
Se você encontrou conteúdo duplicado, é útil entender como isso ocorreu em primeiro lugar, para evitar que ele avance. Aqui estão as causas mais comuns de conteúdo duplicado:
- Seu conteúdo não é original. Antes de criar uma única palavra de conteúdo em seu site, certifique-se de que você e sua equipe tenham tempo e espaço para fazer um trabalho original . A maioria das pessoas é ética e sabe que todo conteúdo deve ser original. Normalmente, as únicas causas de trabalho duplicado são pessoas que se sentem sobrecarregadas para concluir muitos projetos em um curto período de tempo. Dê à sua equipe largura de banda suficiente para concluir o trabalho e provavelmente você nunca verá conteúdo duplicado.
- Seu conteúdo não está bem estruturado. Muitas vezes, mesmo grandes escritores podem perder elementos cruciais de SEO, como garantir que seus subtítulos sejam usados corretamente (e que sejam originais, assim como seu conteúdo deveria ser). Se você usar os mesmos cabeçalhos em todas as suas páginas, isso é uma forma de conteúdo duplicado. O Google verá conteúdo e palavras-chave exclusivos, mas títulos semelhantes e, como resultado, rebaixará o conteúdo valioso que poderia estar gerando tráfego novo para você.
- Seu conteúdo nunca foi otimizado. Embora o conteúdo duplicado e as otimizações de SEO duplicadas não sejam iguais, eles geralmente se sobrepõem. Por exemplo, se você usar os mesmos textos âncora para todos os seus links internos, o Google eventualmente perceberá. Como resultado, seu conteúdo não terá um desempenho tão bom quanto poderia. Faça questão de aproveitar todos os fatores de classificação de SEO disponíveis para você.
Como corrigir conteúdo duplicado
Neste ponto, sei que você espera que eu lhe dê uma solução rápida e fácil. Infelizmente, não é tão fácil e a solução correta depende da sua situação. Aqui estão algumas soluções possíveis para ajudá-lo a fazer a melhor escolha:
1. Revise o conteúdo. Se você pretende manter as páginas do seu site, mas o conteúdo não é original o suficiente, convém revisar o conteúdo para ser mais original.
2. Redirecionamentos 301 para combinar páginas de conteúdo semelhante. Um redirecionamento 301 encaminharia automaticamente as pessoas de uma página duplicada para outra. Ao redirecionar 301, você efetivamente elimina o conteúdo duplicado porque agora há apenas 1 página que pode ser acessada online. Essa pode ser uma boa solução se você tiver várias páginas duplicadas ou excessivamente semelhantes que devem ser combinadas em uma página.
3. Rel=canonical tags para informar ao Google qual página é a página “principal” entre páginas semelhantes, sem redirecionar. Você pode usar a tag rel=canonical em suas páginas duplicadas. Essa tag informa aos mecanismos de pesquisa qual URL de suas páginas duplicadas é a página principal que deve ser incluída nos resultados da pesquisa. O código a ser adicionado é <link rel=”canonical” href=”http://www.yourdomain.com/the-url-you-want-to-rank-in-Google.html” />.
4. “No Index” para ocultar páginas duplicadas do Google. Você pode adicionar <meta name=”robots” content=”noindex” /> a uma das páginas duplicadas para informar a todos os mecanismos de pesquisa que você não deseja que a página seja incluída em seus resultados de pesquisa. Nesse caso, você não está redirecionando o tráfego, apenas removendo uma das páginas de ser considerada nos resultados da pesquisa.
Como você pode ver, algumas dessas opções são bastante técnicas, por isso recomendamos conversar com seu desenvolvedor da Web para ver qual delas faz mais sentido para o seu site.
Como evitar conteúdo duplicado no futuro
O conteúdo duplicado deve ser removido do seu site manualmente, mas você deve usar uma ferramenta como o Copyscape para identificá-lo, caso ocorra novamente. Dessa forma, você pode removê-lo rapidamente e evitar ser penalizado.
A melhor maneira de evitar conteúdo duplicado no futuro é definir padrões para a publicação de novos conteúdos em seu site. Insista para que todo o conteúdo do seu site seja original.
Outro desafio relacionado: canibalização de palavras-chave
Mesmo que seu conteúdo não seja duplicado palavra por palavra, você pode ter várias páginas com tópicos muito semelhantes. E isso também pode tornar mais difícil para o Google decidir qual página do seu site deve ser classificada no Google. Esse problema é conhecido como canibalização de palavras-chave .
Por exemplo, se você tiver vários artigos de blog sobre tópicos semelhantes, faça uma auditoria de conteúdo do blog para decidir quais artigos deseja combinar. (Como exemplo específico, quando publicamos este artigo, combinamos um artigo antigo sobre conteúdo duplicado com este novo rascunho, para que não tivéssemos dois artigos sobre tópicos muito semelhantes.)
Conclusão
O conteúdo duplicado é um dos maiores desafios para SEOs, profissionais de marketing digital e proprietários de pequenas empresas. Copyscape.com é nossa ferramenta favorita para encontrar conteúdo duplicado. Se você tiver conteúdo duplicado em seu site, tome providências e remova-o o mais rápido possível.
Fonte: Main Street ROI
Confira nossos planos de hospedagem: